UFRJ-RJ de 11 a 14 DE JUNHO DE 2009
Nos dias 11,12,13e 14 de Junho de 2009, ocorreu o primeiro Congresso Nacional dos Estudantes desvinculado da Une. Contando com uma delegação dos alunos de geografia e História da Unicastelo.
Entre os 2000 participantes havia delegados representantes de universidades federais, estaduais e particulares de todo o pais, além de secundaristas e convidados.
Proposto com a intenção da criação de uma nova representação estudantil, que de fato cumpra seu papel de represente do movimento organizado e classista estudantil, já que a atual UNE não tem cumprido o seu principal papel de questionador das políticas educacionais implementadas pelo atual governo, quando não atendendo apenas os interesses do capital, nem mais como organizador e mediador das reivindicações e mobilizações dos jovens e das massas populares afins como foi outrora.
Com esta intenção de questionar o vigente e atual sistema político educacional proposto, os alunos estudantes do ensino superior de todo o Brasil, levou a plenária a votação de 16 teses formuladas pelos próprios representantes de CA’S e DCE’s das universidades ali presentes, onde foi votado e criado através da assembléia geral do dia 14 de junho uma nova organização estudantil chamada Anel.(Associação Nacional dos Estudantes Livre). Que passa a ser agora a nova alternativa.
Esta foi a discussão central do congresso, que perdurou por 4 dias, das 09:00 da manhã, horário que se iniciava as atividades, até as 21:00, quando então terminava a plenária, com intervalos nos horários de almoço e janta, servidos no próprio refeitório da entidade estudantil, Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário