SEJAM BEM VINDOS!!!

NOSSO EMAIL: geografiaunicastelo@yahoo.com.br



BAIXEM OS FORMULÁRIOS PARA ESTÁGIOS E ATIVIDADES COMPLEMENTARES 2011 EM LINKS IMPORTANTES!!!

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

GEOJURÍDICAS

Data: 11/8/2011

Alteração no Estatuto da Cidade propõe obrigatoriedade de estudos geocientíficos

Fonte: IGDNews

Projeto de Lei do Senado tem o objetivo de estabelecer a obrigatoriedade da realização de estudos geológicos, geotécnicos e topográficos, prévios, para a construção de qualquer espécie de edificação em encostas de morros, montanhas, maciços, terrenos alagadiços ou sujeitos à inundação e em outras áreas do gênero, comprovadamente de risco.

O autor da proposição, Senador Romeu Tuma, justifica a iniciativa sob o argumento de que as tragédias urbanas ocorridas nas principais cidades brasileiras no início de 2010, em que deslizamentos de terras causaram dezenas de vítimas fatais, foram motivadas por fatores como o excesso de chuvas, a ocupação desordenada do solo urbano e a falta de estudo geológico, geotécnico e topográfico dos terrenos onde são construídos diversos tipos de imóveis.

Segundo o autor, o monitoramento e a manutenção de encostas poderia evitar muitas mortes, pois há sinais que antecedem os deslizamentos, como “trincas em terrenos, rachaduras nos sistemas de drenagem, abatimentos na pista, alagamento de aterros”.

O levantamento requerido avaliaria a estabilidade do terreno, do ponto de vista geotectônico e geotécnico, sua potencialidade pedológica, sua disponibilidade hidrológica e sua compatibilidade com as necessidades humanas em geral.
A proposição foi distribuída às Comissões de Serviços de Infraestrutura (CI) e de Desenvolvimento Regional e Turismo (CDR).

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

12º. SIMPÓSIO DE GEOLOGIA DO SUDESTE

V SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO E HISTÓRIA DE CIÊNCIAS DA TERRA.

08 a 11 de novembro de 2011 – NOVA FRIGURGO – RJ

MAIORES INFORMAÇÕES: http://www.simposiogeologiadosudeste2011.com/

O Simpósio terá como tema central "Geologia e Sustentabilidade" e apresentará aos participantes os temas: Riscos Geológicos e as Implicações no Ordenamento Territorial Urbano - O Mega Desastre da Serra Fluminense 2011, Crátons e Faixas Móveis Neoproterozóicas, Bacias Sedimentares do Sudeste - Avanços e Perspectivas Exploratórias, Recursos Minerais do Sudeste, Geoturismo e Patrimônio Geológico, e Geociências Ambientais e Gestão de Recursos Hídricos.