SEJAM BEM VINDOS!!!

NOSSO EMAIL: geografiaunicastelo@yahoo.com.br



BAIXEM OS FORMULÁRIOS PARA ESTÁGIOS E ATIVIDADES COMPLEMENTARES 2011 EM LINKS IMPORTANTES!!!

terça-feira, 30 de junho de 2009




Japão e EUA fazem mais completo mapa topográfico da Terra

30 de junho de 2009 • 14h43 • atualizado às 16h19







Uma das imagens capturadas pelo radiômetro Aster, a bordo do satélite artificial Terra
30 de junho de 2009
Nasa/BBC

Um projeto conjunto da agência espacial americana, a Nasa, e do Ministério do Comércio do Japão gerou o mais completo mapa da topografia da Terra, cobrindo 99% da superfície do planeta.

As imagens, que devem ser liberadas para serem baixadas e usadas gratuitamente, foram capturadas pelo radiômetro Aster (sigla em inglês de Advanced Spaceborne Thermal Emission and Reflection Radiometer, ou Radiômetro Espacial Avançado de Emissões Térmicas e Reflexão), a bordo do satélite artificial Terra.

O radiômetro é um equipamento que mede radiação e o Aster já ajudou cientistas a esclarecer questões que vão desde a superpopulação de algas até erupções vulcânicas. O mapa foi baseado em medições do Aster da superfície terrestre feitas a cada 30 m de distância.

"São os dados digitais de elevações mais completos e consistentes já divulgados no mundo", disse Woody Turner, que participou do projeto pela Nasa. "Isso vai ser útil para usuários e pesquisadores de uma vasta gama de disciplinas que precisam de informações sobre terreno e elevações."

Até então, o mapa topográfico mais completo tinha sido produzido em uma missão da Nasa realizada pelo ônibus espacial Endeavor em 2000 e cobria apenas 80% da superfície do planeta. Além disso, os dados dela eram menos precisos em terrenos muito íngremes e em alguns desertos. A Nasa agora vai atualizar o banco de dados com novas informações fornecidas pelo Aster para detalhar o mapa atual ainda mais.













O Laboratório de

Desenvolvimento Cultural do Instituto Pólis

convida:


Dia 02 de julho às 19h


Diálogos do Nosso Tempo


A Cartografia como Ação Cultural: novos territórios, diversidade e subjetividade


Diálogo com Regina Ramires e Lúcia Leão



Rua Araújo, 124, Vila Buarque (esquina com a rua Gal. Jardim, próximo a estação de metrô República)
2174 6840 / artecultura@polis.org.br



Regina Ramires possui graduação em Geografia pela Universidade de São Paulo (1989) e mestrado em Geografia (Geografia Física) pela Universidade de São Paulo (1996). É doutoranda na área de Educação e Currículo, pela PUCSP. Atualmente é professora assistente mestre da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e Coordenadora do Curso de Especialização em Ensino de Geografia da COGEAE-PUCSP. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Cartografia, atuando principalmente nos seguintes temas: geografia ensino de cartografia, aprendizagem e cognição, espaço geográfico, planejamento territorial e espaço da produção.




Lucia Leão é Professora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Possui Pós Doutorado em Artes pela UNICAMP (2007), Doutorado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (2001) e Mestrado em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP (1997). É Bacharel em Artes Plásticas pela Faculdade Santa Marcelina (1985) e tem Especialização em Ação Cultural pela ECA-USP. Sua pesquisa é de natureza interdisciplinar e se concentra principalmente nos seguintes temas: mídias digitais, design de interface, estéticas tecnológicas, processos criativos, hipermídia, ciberarte, ciberespaço, cibercultura e artes plásticas. É autora de vários livros entre eles: "O Chip e o Caleidoscópio" , "Cibercultura 2.0" e "Derivas: cartografias do ciberespaço"

.

RS2 Comunicação


11- 3361.5072


11- 3361.9549


www.rs2comunicacao.com.br

domingo, 21 de junho de 2009


TRABALHO DE CAMPO


CAMPOS DO JORDÃO


SÃO PAULO


1º -2º - 6º. SEMESTRES



PROFESSORES RESPONSÁVEIS: LEANDRO GAFFO, ANA MARIA MASTRANGELO, MARCO AURÉLIO, DANIELA MIRANDA E ANDRÉIA JOFRE



segunda-feira, 8 de junho de 2009


TRABALHO DE CAMPO 3º. SEMESTRE


PERUS – SP




PROFESSORES RESPONSÁVEIS: LAÉRCIO PERES E ANA MARIA MASTRANGELO